domingo, 19 de junho de 2011

Sobre o futuro de Naruto

Particularmente eu sempre tive em mente um pequeno roteiro imaginário, aqui na caxolinha, de como seria o final de Naruto, ou melhor, do que aconteceria daqui pra frente na série. Dentro dos meus cálculos restam poucas dúvidas de que a luta de Naruto contra Sasuke acontecerá mais cedo do que a maioria acredita e será antes da batalha contra Tobi/Cabuto e CIA. E porque eu acho isso? Um dos motivos é minha eterna esperança de que Sasuke ainda possa se unir à Aliança e lutar contra Madara ao lado de Naruto. Outro fato que me leva a crer que a batalha entre os ex-melhores amigos está próxima é a última profecia do Sapo senil: 
O polvo era o Bee e eles já treinaram
Agora seria a vez do emo "jovem com grande poder em seus olhos"
Sendo assim o mais provável é que as coisas se desenvolvam de duas formas: 

1) Eles teriam um grande batalha, mas no final a pendenga toda seria resolvida na base do bom e velho talk-no-jutsu do Naruto com alguma ajuda do Itachi, seja através da mandinga que ele passou pro Naruto, seja por sua própria presença. Neste caso Sasuke viria pro lado narutiano da força e ajudaria na luta contra Tobi e CIA (podendo sobreviver ou ter que se sacrificar no final como forma de redenção). 

Essa sempre foi, basicamente, a forma como imaginei que as coisas aconteceriam. Mas recentemente comecei a pensar numa segunda hipótese:

2) Eles lutam e o Sasuke leva uma pequena vantagem perante Naruto (pra variar né) e ... tudo continuaria praticamente como antes. Com um Sasuke ainda mais overpower, e de quebra com MS eterno, solto por aí. Então teríamos uma nova saga/fase/manga. Enfim algo totalmente novo com um grande salto no tempo e o aparecimento de uma nova geração (Sabe Dragon Ball? Mais ou menos assim). Nesse caso teríamos os personagens bem mais velhos, com filhos e tudo mais.

A seguir vou explicar por que passei a considerar tal hipótese seriamente.

As pistas sobre uma nova geração

Vamos começar analisando a seguinte página do Databook oficial No 3 de Naruto (o mais recente, publicado por volta de 2008), que trata de Shikamaru.


Ok. E todos nós sabemos quem é o rei: "As crianças que ainda vão nascer". O próximo trecho é ainda mais esclarecedor:



"As crianças que ainda não nasceram, e que crescerão para ser a próxima geração de ninjas de Konoha".

Shikamaru é reconhecido por ser um dos ninjas mais inteligentes da Vila da Folha. No entanto sempre foi preguiçoso e um tanto imaturo. Porém algo o mudou após a morte de Asuma, tornando-o mais responsável e maduro, a ponto de dar conselhos ao Naruto quando este estava deprimido pela morte de Jiraya, utilizando a gravidez de Kurenai como um forte motivador para o loiro seguir em frente, assumindo uma postura mais adulta. 

Um outro momento que trás novamente a tona o tema da nova geração de crianças ainda não nascidas é a conversa de Shougi com seu pai. Após levar um baita sermão de Shikamaru (ele de novo) por não conseguir atacar o "Asuma zumbi", Shouji tem lembranças de uma conversa particular com seu pai.



Ok. A questão aqui era "Vire Homem", ou seja, tome atitudes difíceis, assuma responsabilidades com seu clã. Por que incluir esse papo sobre casamento e crianças? Ao meu ver, mais pistas de que ainda os veremos comprometidos e com filhos.

Ino foi outra recebeu conselhos amorosos de Asuma em seu leito de morte. Assim como Naruto por parte de sua mãe no breve encontro que tivereram. Shikamaru também questionou seu pai, mais de uma vez, sobre o porquê dele ter se casado e com uma mulher tão brava como sua mãe. Eis as cenas:


Nota-se que Shikamaru está muitas vezes envolvido nestas conversas sobre responsabilidade, casamentos, "reis" , etc. Talvez isso se deva ao fato dele ter sido o primeiro a ter que assumir tal fardo. No caso com a criação do filho do Asuma. Em entrevista recente, ao ser questionado sobre o futuro de Shikamaru, Kishimoto desconversou, pois acredito eu que (infelizmente) ele e Temari vão ser um dos casais que terão de esperar um bocado para, quem sabe, ficarem juntos e terem seus próprios filhotes. Afinal Shika já tem seu "rei" para cuidar.

Enfim, após tantas menções e conselhos sobre relacionamentos. Chegaremos a ver esta geração crescer para colocá-los em prática e protegerem uma próxima geração que virá, iniciando uma nova "saga" em suas vidas? Ou tais fatos podem remeter apenas à um possível prólogo? Seja como for, seria algo adorável de se ver.

Ova trailer de 2011

Para quem não sabe, no início de 2011 os produtores de Naruto lançaram um DVD brinde que vinha junto à uma coleção de roupas de Naruto. O DVD continha um pequeno vídeo, que ficou conhecido como Naruto Shippuuden OVA trailer 2011. Confiram o vídeo abaixo:


o sorriso maligno de Sasuke

O vídeo começa com um Naruto aparentemente morto após uma luta. Sakura está debruçada sobre seu corpo e Kakashi chega momentos depois deparando-se com tal cena e lamentando. Então entramos num longo flashback bem gay emocionante que mescla cenas do combate que acabara de acontecer com cenas do passado de Naruto e Sasuke. Ao final do flash Naruto e Sasuke se enfrentam com seus clássicos ranzengan e shidori e então voltamos para o presente. Lágrimas de Sakura caem de seu rosto, que de repente é tocado pela mão do loiro, fazendo com que a rosada caia num choro profundo de alívio e abrace o companheiro. Do outro lado, de um devastado campo de batalha, temos Kabuto e Tobi, que pareciam estar apenas observando a coisa toda. Eles se retiram. Sasuke levanta-se cambaleante, mas vivo. Ele leva uma das mãos aos olhos e sorri malignamente. O foco agora é seu Sharingan que vai evoluindo das três virgulas até a forma completa de Mangekyu. A tela fica completamente vermelha e ouvimos um pulsar de coração e um choro de bebê. 

A primeira pergunta que nos fazemos é se esse vídeo tem qualquer implicação real na verdadeira trama de Naruto. É claro que posso estar completamente enganada, mas acredito que sim.
Façamos uma breve visita à wikipédia para descobrirmos o que é mesmo um OVA.

OVA, por vezes chamado de OAV (siglas para Original Video Animation e Original Anime Video), é um formato de animação que consiste de um ou mais episódios de anime lançados diretamente ao mercado de vídeo (VHS ou LD, atualmente DVD e Blu-ray), sem prévia exibição na televisão ou noscinemas. Uma exceção está no video-game Naruto:Ultimate Ninja 3 (No Japão, Narutimate Hero 3), onde o modo "Ultimate Contest" é considerado um OVA. OVAs servem como complementos ou paralelos na história original, normalmente tem duração igual ou um pouco maior que a duração padrão de um episódio de TV de anime (25 minutos), mas nunca alcança a duração de um longa-metragem.
Há alguns anos, havia um grande número de OVAs sendo constantemente lançado no Japão. Hoje em dia o número é significativamente menor.[carece de fontes]
O primeiro OVA foi Dallos do Studio Pierrot, em 1983.[1]
OVAs relacionados a séries de anime televisivas geralmente são spin-offs, e não possuem relevância significativa com a série principal.
Ok. Agora sabemos o que é um OVA, mas, curiosamente, o vídeo em questão também é considerado um trailer. O que é mesmo um trailer wikipédia?
Trailer é um videoclipe para anunciar um filme de cinema, de televisão, um jogo electrónico ou uma outra publicação.
Dessa forma poderíamos considerar sim o vídeo em questão como prévia de algo que ainda irá acontecer no mangá/anime.

E por que eu acho que este vídeo colabora com minha tese de uma segunda fase? Principalmente pelos derradeiros últimos segundos do mesmo, quando ouve-se o choro de bebê e as batidas de um coração. Ambos os sons remetem à VIDA. 

Alguns dizem que tal choro é referente ao nascimento de um novo poder do Sasuke, ou algo assim. Eu duvido. Reparem que o vermelho do final muda. Não é o mesmo vermelho característico do sharingan. Trata-se de um vermelho mais aberto, lembrando sangue. Então temos o choro, que seria o surgimento de uma nova geração. Geração está que já nasceria sob uma longa guerra (lembrem-se que Tobi e Kabuto continuam vivos) por isso o vermelho de sangue.

Vermelho do Sharingan de Sasuke
Transição do vermelho do sharingan para um novo vermelho de tonalidade mais aberta
Vermelho que serve de fundo para os batimentos e cardíacos e o choro de bebê 
Para fechar o arco de pistas deixadas pelo trailer ova. Recentemente no manga houve uma certa referência ao cruzar de dedos entre Naruto Sasuke, cena que é mostrada no OVA . Porém no mangá os garotos recusam-se a fazê-lo devido a forte rivalidade da época de academia. Estaria Kishimoto querendo nos dizer algo?
Naruto e Sasuke deveriam cruzar os dedos em sinal de respeito e amizade antes da luta, mas não o fazem, partindo imediatamente para a briga e são repreendidos por Iruka.
No ova trailer, esta cena aparece rapidamente em meio a cenas de luta entre os dois
O que nos diz o Kishimoto e observações finais

Soube por fonte confiável que em uma entrevista, muito antiga, diga-se de passagem, o Kishimoto mencionou que seria uma boa idéia fazer uma terceira saga com os personagens mais velhos. Porém recentemente jamais voltou a tocar no assunto. Ou ele desistiu da ideia, ou não quer estragar a surpresa. O fato é que não podemos esquecer que Naruto é hoje um dos mangás mais vendidos do Japão (ficando sempre entre o segundo e o terceiro lugar). Sem contar a boa audiência do anime, filmes, venda de produtos, etc. Ou seja, trata-se de uma franquia altamente rentável. E que, ao meu ver ainda poderia render tramas muito boas se o Kishi tiver boa vontade em vazê-lo.

Algumas pessoas viram a cara para a possibilidade de uma nova saga. Temem os riscos de nos depararmos com o fracasso e a porcaria que foi Dragon Ball GT. Neste caso seria melhor que Naruto tivesse uma conclusão o mais brevemente possível, de preferência ao final do arco da Guerra ninja ou da luta de Sasuke e Naruto. Um bom epílogo mostrando o futuro dos personagens já seria mais que suficiente.

Pode ser que sim. Mas eu sinceramente não me importaria em acompanhar uma saga completa com os filhos de Naruto, Sasuke, Sakura, Shikamaru e Cia. Acredito que o mundo ninja criado pelo talentosíssimo Kishimoto tem um enorme potencial e muitas histórias e personagens para serem explorados, basta ter criatividade e boa vontade para fazê-lo.

17 comentários:

  1. pra min os melhores animes são os que tem começo meio e fim fullmetaç brotherhood foi o melhor anime de todos os tempos se naruto fosse igual tava otimo

    ResponderExcluir
  2. SHOW! no trailer OVA tem 3 observações que acho meio que seria o fim da temporada porque o naruto ainda parece ser o Hokage ! o sasuke nao parece que faz parte da akatsuki pq nem o madara e nem o kabuto o ajudaram como de costume e em relaçao a a ter.temp. acho que terá baseado no TRAILER acho que é mais uma ilusao como todos ou quase todos pensamos que o Pain seria o ultimo vilao , enfim nao era uma ter.temp. seria bom mas nao com os filhos deles pq fugiria do respectivo roteiro ou seja a historia se passa naruto querendo ser hokage e trazer um membro do time 7 ou um amigo ! e sem falar que no final to trailer sasuke parece que evoluiu seu sharingan pra mim parecer ser o fim da temporada e nao do anime em geral. nota 10 themara

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser NaruSaku,gostei muito da sua teoria,mas como você mesma disse,tem o porém de que isso pode ser um fracasso.Os fãns podem enjoar ou desistir,e eu acho que o Kishi e a Jump tem bastante conciencia disso e eles evitar ao máximo um fracasso que nem foi Dragon Ball GT,por isso,acho que mesmo que o Kishi tenha pensado nisso em algum dia,vai tirar isso do seus planos,ou a Jump o forçará a tirar.É a minha opinião,mais se isso acontecer,de uma nova fase em Naruto,se ela não ficasse enjoativa ou muito forçada faria questão de acompanhar ^^

    ResponderExcluir
  4. Pois é pessoal. Essa minha teoria nasceu da necessidade de abordar alguns pontos que tenho observado no mangá, anime, databook e ainda no tal ova trailer, que remetem bastante à questão da nova geração. Mas como todos ponderaram existem muitos riscos. E tudo não passa de um mero palpite.
    Particularmente um bom epílogo com os filhos deles já estaria de bom tamanho.
    Mas continuo achando que as intenções do Kishi são suspeitas rs
    Mamos aguardar...

    ResponderExcluir
  5. Algo interessante no video OVA é o ferimento no peito de naruto...reparem que parece ser um ferimento feito por garras...se fosse o Chidori de Sasuke que houvesse feito aquilo seria no máximo um único corte ou um buraco no peito...teria algo a ver com a Kyubi???Reparem que na luta Naruto está em modo Senin e nem tem sombra de poder vindo da Kyubi. Naruto estava lutando com suas proprias forças para deter/salvar Sasuke.Interessante.
    Também acredito que terá uma nova saga onde todos terão seus pupilos, sejam filhos ou alunos prediletos ou especiais.

    ResponderExcluir
  6. Isso significaria que naruto estaria livre da Kyubi e poderia crescer com suas proprias forças.E o sorriso maligno de Sasuke seria por uma possível evolução em seu sharingan para um novo patamar nunca visto.

    ResponderExcluir
  7. As hipóteses que você levanta são muito muito interessantes paozitos. Me fazem pensar em várias possibilidades...

    ResponderExcluir
  8. Concordo em muito do que diz Manara e gostei bastante do seu blog, vou começar a acompanhar sempre que puder...

    Em relação ao Naruto lutar ou não com Sasuke, como vc mesma disse, se aquele sapo previu é pq vai acontecer. Em uma entrevista do Kishimoto, perguntaram a mesma coisa e ele disse que se acontecesse, seria só no final da história; Já o sasuke ficar do bem acho algo muito improvável de acontecer, ele já "caiu de cabeça na escuridão" e mesmo que o Naruto ou o Itachi ou até mesmo o porder dado por itachi ao naruto mudasse seu coração, ele já fez muita merda: matou vários samurais, atacou os 5 Kages, matou Danzou, se aliou a Orochimaru, é um akatsuki (não literalmente, mas é)...

    Ele já criou muitos problemas e mesmo que o Naruto o perdoasse, o mundo shinobi não o perdoaria nem mesmo konoha, mesmo sendo a vontade de naruto que agora é um heroí para a mesma.

    Mudando de assunto, se o Kishimoto continuasse sua história com todos maiores eu não veria problema algum em continuar acompanhando, para mim é o melhor mangá da atualidade e o Kishimoto é um gênio...

    ResponderExcluir
  9. [2] Mudando de assunto, se o Kishimoto continuasse sua história com todos maiores eu não veria problema algum em continuar acompanhando, para mim é o melhor mangá da atualidade e o Kishimoto é um gênio...

    Finalmente alguém que pensa como eu!

    Nós nos conhecemos de algum lugar Jonas, twitter, Facebook, orkut?

    ResponderExcluir
  10. [2]Finalmente alguém que pensa como eu! rsrsrs

    Muitos dizem que os melhores mangakás que já existiram (ou existem) são: Akira (Dragon Ball) ou Oda (One Piece) e usam seus altos índices de vendas e sucesso como justificativa, mas eu discordo; Nem tudo que vende muito é sinônimo de ser bom e um exmplo disso é Restart (sem querer ofender os fãs de One piece, DBZ e Restart).

    Nunca vi um enredo tão bom quanto o de Naruto além do traço do Kishimoto ser ótimo, sem exageros ou esquisitices; é limpo e ele tenta se assemelhar o máximo que pode a realidade.

    Enquanto muitos criticam, eu elogio... Ele nunca faz algo simplismente para encher linguiça no mangá, tudo tem um objetivo/motivo.
    Assim como vc mesma (Manara) criticou os últimos capítulos do mangá mas depois se retratou vendo que o Kishimoto fez tudo que faltava. Pareceu até que ele leu seu blog antes que fazer o último capítulo como vc disse rsrsrsrsrs. Essa guerra é um exemplo disso: quantos filmes que não vemos de guerras que os inimigos simplismente vão para cima de uns para outros até se matarem? Agora comparem com a guerra acontecendo em Naruto, toda bem dividida, elaborada, com muitas estratégias e táticas...

    É claro que o Kishimoto exagera uma vez ou outra (como é o caso do kabuto reviver tantas pessoas) mas ainda assim não perde o sentido e continua bom; O que falta nesse mundo é gente para apreciar o que é verdadeiramente bom. Podem me chamar até de puxa-saco (acho que é assim que se escreve) mas só digo a verdade...

    Mudando de assunto, acho que não nos conhecemos não Manara, eu só tenho Orkut e ainda assim não entro muito (= preguiça).rsrs

    ResponderExcluir
  11. Muitos dizem que os melhores mangakás que já existiram (ou existem) são: Akira (Dragon Ball) ou Oda (One Piece) e usam seus altos índices de vendas e sucesso como justificativa, mas eu discordo; Nem tudo que vende muito é sinônimo de ser bom e um exmplo disso é Restart (sem querer ofender os fãs de One piece, DBZ e Restart).

    Nunca vi um enredo tão bom quanto o de Naruto além do traço do Kishimoto ser ótimo, sem exageros ou esquisitices; é limpo e ele tenta se assemelhar o máximo que pode a realidade.´[2]

    Concordo plenamente. Mas e-mail você tem né? Entra em contato comigo. O meu é: themanara@gmail.com

    Inté!

    ResponderExcluir
  12. É uma boa teoria Manara mas,não sei não...se kishimoto está enrolando tanto assim nessa historia atual só para q a surpresa final seja só mais uma nova(e cumprida)saga de gerações futuras,então,alem de ficar muito WTF toda essa enrolação(q tantas vezes parece ser sem criatividade)não teria razão para acontecer,visto q kishi só trolla para poder acrescentar mais din-din para ele,e na hipótese da criação de uma nova saga/história fica claro q ele poderia gerar muito mais din sem ter q enrolar e se preocupar tanto com o mangá atual!

    Também tem o fato de o mangá se chamar NARUTO,ficando explícito q ele é a criança da profecia e salvador do mundo,por isso,os principais acontecimentos(leia-se:enredo)deve acontecer em torno dele e na realidade,não consigo imaginar outros personagens(nova geração)ocupando o lugar ou roubando a cena dele no quesito "detonar com o mal" de uma vez por todas.

    Lembro-me também de kishimoto ter dito q ele estava se ESFORÇANDO MUITO para essa grande batalha que ao que parece,seria o principio da conclusão desse mangá!

    Afinal,todos nós já percebemos q o kishi vem perdendo a criatividade há muito tempo,né...Ficando impossível q mesmo depois de 10 anos de história,ele ainda queira prolongar ainda mais com uma nova saga O.O
    Acho q ele já não Vê a hora de acabar...rsrsrsr

    Enfim,fico com essa opção citada no seu blog,em relação a novas gerações:
    Se trata de "Um bom epílogo mostrando o futuro dos personagens já seria mais que suficiente."

    ResponderExcluir
  13. mas o ova pode ser apenas o titulo do video.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa teoria...
    Uma outra saga seria muito bacana...
    E se fosse Naruto e Sasuke vs Madara e cia seria muito bom também!

    Bom, só nós basta esperar né!
    Tomara que o Kishi, nós dê muitos e muitos anos de Naruto!

    ResponderExcluir
  15. bom, se Naruto acabar eu realmente não sei que vou fazer da minha vida ! Dá vontade de abusar do Kishi e pedir para ele nunca terminar .. nunca vi anime melhor ! aaa, e tomara que a Sakura não fique com o Sasuke (: .. sabe estive imaginando, é claro que não vai acontecer, mas seria legal se uma garota Uchiha surgisse .. já que Sasuke quer renascer seu clã precisaria de uma moça com o mesmo sangue. seria linda ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menos a sakura pq pra mim ela deve ficar com naruto
      sou narusaku!!!

      Excluir

Discorda, concorda, gostaria de fazer uma pergunta?Deixe seu comentário.