sexta-feira, 1 de julho de 2011

Analise Naruto Capítulo 545



Acorda para guerra Kishimoto!!

Okay Kishi. Adoro você. Amo você. Você é o melhor autor Shonen da atualidade, um dos melhores que já existiram - ouso dizer - porém, vamos combinar: já faz tempo que a bruxa da crise de inspiração anda solta por aí. Devo salientar que o capítulo 545 foi melhor que o anterior, que, por sua vez foi melhor que o 453. O que nos mostra uma tendência de melhora no enredo.

No entanto, ainda assim, quase sempre fico tensa lendo Naruto. E não é aquela tensão boa do tipo: "ai meu deus o que vai acontecer agora?". É um outro tipo de tensão, mais para "ai, ai, ai o capítulo tá acabando e nada vai acontecer?". Enfim, no 545 aconteceu. Mas como sempre tivemos muitas páginas desperdiçadas com diálogos repetitivos e e flash backs desnecessários...

Kishi querido, falando sério: chega! Isso é uma p*rra de uma guerra, ca*alho! Queremos ver ação! Nós deveríamos estar sendo bombardeados com mudanças de uma cena de luta para outra, intercaladas por diálogos geniais e mortes de fazer chorar. E não com semanas de flash backs (bem meia boca, diga-se de passagem) e conversas mais longas que o necessário sobre estratégias de guerra óbvias. Falou uma vez. Tá falado!! Não precisamos ouvir a mesma história sobre células do primeiro Hokage e Mokuton sendo contada uma e outra vez.

Porém, no geral, como já disse, fiquei satisfeita com o capítulo e estou esperançosa que de agora em diante as coisas realmente comecem a evoluir num rítimo de GUERRA.

Sakura e Naruto: os grandes heróis da nova geração

Sem dúvidas nossos queridos protagonistas and lovers foram os responsáveis pelos melhores momentos deste capítulo. A Sakura, como sempre brilhante, demonstrando, mais uma, vez por que merece ser a Chefe do Corpo Médico de Konoha, além de futura Primeiríssima Dama! (e nada de tachado aqui, I'm not kidding.)


A Rosada tirando conclusões rápidas e acertivas, decisívas para a ação da Aliança e de um certo loirinho que já está a caminho. (até rimou ^_-) E não está pra brincadeira:


Realmente , boas notícias né Narutinho? Mostra aí pra galera o que você quer dizer com não se segurar.

 

OOOkay!! Esse MINI RASEN SHIRKEN hu-mi-lha!!! 
Hem? O que você estava dizendo mesmo Zetsu? ah sim : GAHHHH!!!!!



Pra acabar com a brincadeira: aquele sapinho aloprado básico. E então....

Naruto se transformou em vários no modo Kyuubi e Bee não fez nenhum comentário? Como assim? Vamos re-lembrar o que o próprio Bee/Hachibi disse ao Naruto. (como já foi feito na análise do capítulo anterior):

Ou é falha de roteiro, ou o Kishi quer que esqueçamos da informação para termos uma surpresa quando o Naruto começar a sofrer as "terríveis" consequências de usar bushins no modo Kyuubi. O que seria uma boa oportunidade para Sakura cuidar dele ;). Ou pra ele já começar a luta contra o Sasuke danificado :( 

Olha Kishimoto, eu não tô de brincadeira com você!!!  Você não conhece a mão sombria por trás desse teclado, okay meu chapa? Portanto é bom que Naruto se encontre com Sakura no próximo capítulo. Mesmo que seja apenas um bushin do Naruto e ainda que tenhamos apenas uma breve, mas cheia de significados, troca de olhares. 
Falando nisso:



O Naruto em modo Kyuubi (que alguns chamam de modo Rikudou, já que ele tem o simbolo dos seis caminhos no colarinho, exatamente como o velho Senin) é coberto de chamas que iluminam como um sol, trazendo luz, calor e esperança. O Sasuke da memória da Sakura tinha chamas escuras e sombras em volta dele. Algum tipo de metáfora? Será????? Kishimoto não da ponto sem nó. 

O "Homem Mascarado" 

Mais uma vez vou meter o bedelho neste assunto que não é muito de minha alçada, como já mencionei no post anterior: "Nem gosto muito de falar sobre a questão "cara mascarado". Pois, mesmo os poucos palpites que tenho à oferecer sobre o tema, padecem de falta de credibilidade interna."

Mas acontece que neste capítulo tivemos duas pistas sobre o "Cara". E pior que cada uma parece apontar em direções opostas. A primeira foi muito bem observada, diga-se de passagem, pela minha amiga (e mais nova moderadora na NSL - rumo aos 10.000 membros) a Naty, logo nas primeiras páginas do mangá:

Reparem como o Madara se refere à Uzumaki Mito e mesmo ao Hashirama, como se estes fossem personagens de uma história que ele ouviu falar. Como assim? O Madara foi contemporâneo de ambos, fundou Konoha junto ao líder Senju e depois lutou pelo posto de primeiro Hokage contra o mesmo, chegando a, supostamente, morrer pelas mãos de Hashirama, com ajuda de Mito. Muita história juntos para um tratamento tão impessoal, não?

Por outro lado:


Segundo essas informações, a imortalidade do "Cara Mascarado", além do fato dele poder substituir partes do corpo tranquilamente, estariam explicadas. Levando-nos a crer que ele poderia mesmo ser uma pessoa bem velha ou o próprio Madara (coisa que eu particularmente duvido).

Continuem com suas apostas. Eu ainda não ouso me manifestar sobre possíveis suspeitos.

Quem irá lutar contra os pains e o madara?

Pelo jeito parece ser consenso entre a ninjarada que o Madara/Tobi é do Naruto. Mas acho que muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte. Afinal, temos a previsão do sapo, que segundo o próprio: nunca erra!!


Zamaz Erraraz!
Quanto aos Seis Caminhos/Jiinchuurikis acredito que a estratégia mais inteligente seria separá-los (evitando que pudessem compartilhar o campo de visão). E assim muita gente, como Sakura, Neji, Shikamaru, Shouji, Kiba, etc, teria chance de lutar contra inimigos poderosos. Isso sim seria legal. Mas é bem capaz de termos um Naruto x Pain II. Só para enfraquecê-lo ainda mais na hora de pegar o Sasuke de jeito. ui. (essa foi pra Andréia XD).

O destino de Yamato e Anko e considerações finais



Finalmente lembraram do coitado do Yamato (e por consequência da Anko). Eu sempre achei que a tarefa de salvar ambos seria do Kakashi, já que ele está na divisão mais avançada (mais próxima da base inimiga), e continuo achando. 

Todo mundo se pergunta quem será o inimigo do Kabuto. Para mim aí está a resposta: Kakashi. Afinal eles tem uma pendenga inacabada desde a fulga do Kabuto do hospital depois deste tentar raptar/matar Sasuke sendo impedido por Kakashi, láaaa no Classico. Mas tem muita gente querendo ver um Kabuto x Sakura, por serem ambos ninjas médicos super poderosos e pra a rosada ter sua chance de brilhar contra um super inimigo. Coincidentemente ou não, foi ela quem lembrou do seu Sempai.

Considerações finais? Hum.... ah sim: Naruto e Sakura devem se casar LOGO e terem muitos filhos totalmente f*dásticos, que no futuro serão lembrados como os Cinco Irmãos Lendários de Konoha. Inclusive o menino de cabelos cor de rosa, tadinho - esse será o Hokage, ou sei lá... king of the world!!!!!!! *Manara's going crazy* #narusakufeelings

Inté!


27 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, concordo com tudo.
    Talvez Madara tenha sobrevivido tempo suficiente para entregar o DNA do Shodai para algum outro Uchiha? É uma possibilidade...

    Também imagino NaruSaku tendo cinco filhos (e adorei o nome "Cinco Irmãos Lendários de Konoha") e o de cabelo róseos sendo o próximo Hokage kkkkk Coitadinho, vai sofrer Bullying na Academia Ninja XD

    ResponderExcluir
  4. Como sempre arrebentando nas análises, e o melhor sempre de uma forma descontraida^^ parabéns linda.

    ResponderExcluir
  5. Aooooow Manara...ótimas observações :).
    E graças a elas acho que entendi o plano do Tobi/Madara.
    Tudo indica que o que está acontecendo faz parte do plano dele.É só observar:
    1°Naruto entrou na guerra, então não é preciso ir atrás dele
    2°Narutin já começo meteno o sarrafo. Diga-se de passagem foi apeladaço de maiiiiis.E já gastou um pouco de seu chakra(que já tinha gastado um pouco desde que saiu de sua toca para a batalha).
    3°Os kage bushins.Com já foi falado isso vai consumir uma boa quantidade de chakra do Naruto, o que vai deixa-lo mais fraco.
    4°Quase certeza de uma luta entre Naruto e Pains versão Jinchurickes, para acabar com mais um bocado de chakra do ''loirinho''.haha
    Conclusão de tudo: Madara/Tobi está querendo diminuir ao máximo o chakra do Naruto para que Sasuke tenha alguma chance contra ele;pq vamos combinar ae, esse New Naruto acaba com o Sasuke num espirro. E concerteza o Madara/Tobi sabe disso por isso está fazendo tudo isso.
    Então teriamos: Kage Bushins New Naruto+ Batalha contra os Zetsus brancos+ Batalha contra Pains/Jinchurikis= Grande perda de chakra= maior chance de vitória de Sasuke e captura da Kyubi.
    Apesar que acredito que no próximo capítulo já no começo dele deve ter uma cena do tipo o Bee gritando aos Narutos:
    -Ei Naruto espere aí, você se esqueceu que não pode fazer clones no modo Kyubi!!!???-ou coisa do tipo. Então eles vão bolar algo diferente.
    Vlws Manara bjo

    ResponderExcluir
  6. Ae fora que os Zetsus brancos aparentemente só morrem pelo Naruto que os transforma em arvores. E isso é algo que não entendi muito, pq se fo assim o exercito do Tobi/Madara não perdeu ninguém. Aí eu piro a cabeça xD.

    ResponderExcluir
  7. pode ser, Naty, ou talvez o kishi esteja nos induzindo a crer nisso já que tá cada vez mais na cara que o mascarado não é o Madara.

    Sim! Viva os Cinco irmãos lendários de Konoha! XD

    Obrigada pelos elogios Neto. Vc é um fofo!

    É Paozitos , é uma possibilidade. Embora eu ainda acredite que o Kishimoto vai botar os dois pra lutar em suas capacidades máximas. ( e ainda vai fazer o Naruto perder òó, queridinhi é queridinho né?)

    Os Zetsus brancos morrem de "morte matada" normal também rs Prova disso é que tem um sendo dissecado na mesa da divisão de medicina.

    Obrigada à todos que leram e comentaram.

    ResponderExcluir
  8. Kishi fail no que diz respeito ao Kage Bunshin, aposto que ele teve a idéia de espalhar Narutos pelo campo de batalha pra identificar os Zetsus depois de já ter publicado que bunshins nesse modo seriam perigosos kkkk Ótima análise Manara, gostei bastante. Veremos quanto tempo o Kishi vai enrolar até mostrar a cara do Obito *CORRE*

    Ah, um comentário final, não acho que o Kakashi vai enfrentar o Kabuto, eu ainda acho que o Orochimaru vai dominar de vez e voltar, mas não sei quem vai dar cabo dele no final das contas. Para mim o Kakashi ainda tem negócios a tratar com o Tobi, mesmo que não seja ele a derrotá-lo, ainda veremos alguma coisa desses dois! ò.ó

    ResponderExcluir
  9. ''morte matada'' hahahaha...foi boa
    É pq no mangá ficou estranho já q o shikamaru's father disse q eles tinham um exército de imortais e somente o naruto tipo transformou eles em árvore e ''matou'' eles...aí pirei qdo vi isso xD.
    E eu acho q esse é o plano do Madara/Tobi. Se vai dar certo não sei. Espero que de sim. Pq aí teríamos uma Sakura preocupaderrima para recuperar o Naruto; um Tobi/Madara louco para ter a Kyubi; um Sasuke com sangue nos zoio; todos tentando proteger o Naruto e um Naruto cada vez mais fortástico. Fora que teríamos mais batalha e emoções. Caramba vou chorar.
    E o Sasuke ganhar no final não sei. Acho que no final das contas o Sasuke vai fugir de novo e lá vamos nós para uma nova saga no final, com littles Naruto e littles Sasukes talvez.
    Brigadão Manara inté

    ResponderExcluir
  10. "Ótima análise Manara, gostei bastante" Poxa Merz deixa de ser mentiroso :P
    Brincando little boy. ;)

    Tu sabe que eu também acho que o óbito tem algum lugar nessa estória? Se quiser te conto minha teoria (em off) porque todo mundo diz que ela é "cheia de furos" e não querem nem ouvir, so :X

    Buuut, alguma coisa grande tem que acontecer com o Kakashi. Talvez da próxima vez que o virmos poderemos ter alguma idéia... Mas que o destacamento dele será o primeiro a chegar na base o Kabuto/Tobi, provavelmente será.

    O Quadro que vc imagina é possível paozitos. principalmente:

    "Acho que no final das contas o Sasuke vai fugir de novo e lá vamos nós para uma nova saga no final, com littles Naruto e littles Sasukes"

    acredito muito nesse possibilidade também...

    só resta saber com quem ou como Sasuke vai produzir esses little emos. Talvez alguma técnica de esporulação ou gemulação aprendida com o Orochi XD

    ResponderExcluir
  11. po que tal o site começar a postar episódios para download tbn ahh?
    eu poderia ser o postador

    ResponderExcluir
  12. realmente esta certo muitas das partes...
    mas descordo que o naruto que vai enfrentar os 6 pain, mais isso deveria ser função dos rokages que por terem o divido cargo tem que tem algo para serem diginos do mesmo.
    ja quem vai lutar com o kabuto naum creio ki seja a sakura ou kakashi pois, kabuto esta em um nivel totalmente diferente agora, mais creio que possa ser o sasuke, pois ele naum vai ficar satisfeito em saber que o kabuto envocou o itachi e é isso naum querendo disser que suas tezes naum sejam boas pois me deixaram novas expectativas,...

    ResponderExcluir
  13. Oi Renan. Essa é a intenção que tenho quando comento sobre Naruto: trazer a tona possibilidades para avaliarmos. Achei suas considerações muito válidas. Tem uma amiga minha que pensa como vc.

    Obrigada por comentar!

    Obrigada pela sugestão anônimo, mas isso não faz parte dos propósitos desse blog. ;)

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez, excelentes análises Manara, show...

    "Buuut, alguma coisa grande tem que acontecer com o Kakashi".[2]. E realmente vai acontecer sim, o Kishimoto em sua penúltima entrevista a Shonen, disse que nessa guerra o Kakashi, Shikamaru e Chouji teriam grande participação e os 2 últimos já tiveram, só falta o Kakashi; que para mim acho que vai enfrentar o Kabuto...

    Sobre o Madara ser mesmo Madara ou Obito, acho que poderia ser o Obito por um motivo: o Sharingan direito do Tobi possui técnicas e espaço/tempo e se analisarmos e olho esquerdo do Kakashi com o Mangekyou tb; Ele consegue "jogar" praticamente tudo para outar dimensão, já Tobi faz a mesma coisa e/ou ele mesmo...

    Sobre o capítulo, Naruto humilhou os Zetsus, só que ele está gastando chakra demais. Antes dele fazer os Clones eu já achei que estava abusando um pouco e depois então... Acho que é o que vc disse Manara, para o Naruto começar um pouco danificado con tra for lhe enfrentar.

    Agora se o Naruto está assim, imagina o Sasuke? O Kishimoto sempre tenta igualá-los, ex. disso foi a luta dos dois no Vale do Fim, ambos ao extremo, chocando seus eternos Rasengan e Chidori.

    Manara, eu digitei o meu e-mail nos comentários da análise do 544 mas não sei se tu viu; Vou deixar aki denovo: j_jonasilva@hotmail.com

    bjos!

    ResponderExcluir
  15. Revendo alguns fatos, acho que o Madara não pode chegar perto do Naruto por um motivo: os Zetsus começam a se transformar em árvores na presença do Naruto, assim como o Mokuton do Yamato; Qualquer coisa de tenha Mokuton, começa a se modeficar e virar árvore e como já sabemos o braço direito do Madara é feito da mesma massa branca que os Zetsus, se o Madara chegasse perto do Naruto, iria acontecer a mesma coisa a ele, né?

    Talvez por isso que o Madara quer que o Sasuke capture a Kyuubi do Naruto, pq ele mesmo não pode se aproximar do Naruto...

    Talvez eu esteja viajando, mas é algo plausível, né?

    Vlw!

    ResponderExcluir
  16. Sem comentáriooooooooooosss!!! Análise brilhante como sempre neh!!!!
    XD
    Realmente concordo contigo sobre a possivel falta de criatividade do Kishi-sama T.T
    Acho que o Kakashi vai enfrentar o Kabuto, mas não queria ver o Narutinho lutando (denovo) com o Pain antes de acertar as contas com o Sasuke ¬¬
    Eu ainda estou torcendo para um encontro NaruSaku, essa guerra me encheu de expectativas mas ate agora pouco do que eu esperava tah acontecendo (medo)!!! Para encerrar, fiquei encantada com os cinco irmãos lendários de Konoha *-* (sonhando)

    ResponderExcluir
  17. "Agora se o Naruto está assim, imagina o Sasuke? O Kishimoto sempre tenta igualá-los, ex. disso foi a luta dos dois no Vale do Fim, ambos ao extremo, chocando seus eternos Rasengan e Chidori."

    Esse é o meu medo Jonas!

    Eu peguei teu e-mail sim, é que nunca mais entrei no MSN, vc não teria gtalk?

    Mari, minha xará fofa! Estamos todos na torcida máxima por um encontro NaruSaku depois de amanhã!!

    Obrigada por comentar, vcs são muito gentis!!!

    ResponderExcluir
  18. Yo, amiga! o/

    Tô aqui na minha correria de final pra começo de mês no serviço e ainda lutando contra o tempo pra entregar em dia o presente do amigo oculto de fics que participo. >_>

    Enfim! Vamos ao artigo!

    *Sacode o tio Kishi pra Manara*

    Tá ouvindo as sirenes tocando, tio Kishi? Tá ouvindo?? Isso é a Guerraaaa!!

    Como você mesma vem falando, Manara, acho que o tio Kishi anda lendo seu blog. Pq eu gostei do capítulo, e acho que o Kishi já começou sim a despertar pra guerra.

    A empolgação do Naruto quando encarou o Zetsu, só tem uma palavra pra descrever: FODA.

    Eu vi em uma comunidade do Orkut o seguinte comentário e faço questão de compartilhá-lo com você aqui.

    Comentário do Garoto A: "Naruto foi foda nesse capítulo? Não vi tudo isso não. Até eu consigo estraçalhar esse Zetsu."

    Comentário do Garoto B: "Estraçalhar o Zetsu qq um faz, isso é verdade. Quero saber se vc conseguiria indentificá-lo em um piscar de olhos como Naruto fez?"

    Matou, não? Sem mais. *levanta e aplaude o comentarista B*

    Então, GO, Narutinho pegando fogo! GO!!

    A sequência de imagens que vc usou foram perfeitas. *___*

    Kabuto x Sakura?

    Posso estar errada, mas acho que desde o resgate do Gaara não vemos a Sakura mostrando seu potencial de ninja que sabe lutar. P#R@! Ela é pupila da Tsunade... uma das cenas que amo no clássico é quando a Tsunade chama o Naruto ainda pirralho pra briga pra fora daquele bar...

    Mas depois, o Kishi faz caca na ninja que ele criou, fazendo-a ter medo de sangue.

    Eu não consigo argumentar com meu irmão em dizer que tem kunoichi boas
    na história de Naruto...

    Eu falei pra ele "A Tsunade é foda sim...' ele: "É? Com medinho de sangue que nem ela tem? Onde já se viu um guerreiro ou uma médica com trauma de sangue?"

    Tá, expliquei que aquele trauma foi por causa que ela perdeu as pessoas que ela amava pra guerra, mas que foi curado... mas a essa altura ele já tinha me deixado falando sozinha. ahahhaha

    Então eu QUERIA provar pra ele que existem ninjas mulheres fodas sim. Eu QUERO MUITO que a Sakura prove ser essa ninja... E mesmo ela estando voltada pra área de medicina, o que é bonito e tudo salvar vidas, mas eu quero acreditar que ela ainda vai mostrar que mulher pode ser uma grande ninja no campo de batalha tb.

    O sexo feminino é muito rebaixado no shounen... isso me irrita profundamente. Quero muito ver a Sakura lutando! Por isso eu aprovo um Sakura x Kabuto!

    Go, Sakura! Go! /o\/o\

    Aguardando o próximo, Manara!

    E esperando que seja um post falando de muita ação. \o\

    ResponderExcluir
  19. mini rasenga shuriken kkkkkkk
    essa foi boa *-*

    ResponderExcluir
  20. Manara-san xarahh mega-sugoii das análises brilhantes XD
    Já estou no forum Naruto Database *-*
    Torcendo por uma luta digna dos séculares e sofridos treinamentos do Narutinho o/ Quero mais ação no mangá e um encontro NaruSaku daqueles =D~
    Aguardando ansiosamente a próxima análise!!!

    ResponderExcluir
  21. Concordo muito contigo sobre esse capítulo!

    essa guerra não estava digna e empolgante de se acompanhar. Ele não nos apresentou nada de novo, e depois que li FMA, é preciso muito esforço para ultrapassar o nível de estatégia e phodacidade.

    Sakura esta muito diva! pensando rápido (em contraste com aquele guri). Tive esperanças de uma melhora no futuro dela agora! :D

    ResponderExcluir
  22. A Vó da Tsunade é uma Uzumaki...Olha Só Qem diria qe Avia muito mais Uzumaki,é parece qe esta provado qe é um clã!!!

    ResponderExcluir
  23. Desculpa mas, o Naruto e Sakura juntos?
    O novo encerramento de Naruto trouxe Naruhina e Sasusaku, acho que Naruto vai se apaixonar por Hinata!

    ResponderExcluir
  24. ME FACA RIR,KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA,FA DE NARUHINA,VOU LHE PEDIR UM FAVOR,VEJA A OUTRA PARTE DO SITE,SAKURA E KUSHINA MUITO EM COMUM,VOCE VAI VER QUE NAO ADIANTA MAIS DIZER NADA,LEIA O COMENTARIO DOS NARUSAKUS,OUTRA COISA ACOMPANHE O MANGA,E NAO SE DEIXE LEVAR POR UM SIMPLES ENCERRAMENTO DE NARUTO,NAO VOU DIZER MAIS NADA,SE LER OS COMENTARIOS DOS NARUSAKUS,QUALQUER PESSOA VAI DIZER QUE NO FINAL CONCERTEZA VAI SER NARUSAKU,E NARUTO AMA A SAKURA-CHAN E SEMPRE VAI AMAR,E NO FINAL ELE VAI CONSEGUIR O AMOR DELA CONCERTEZA.

    ResponderExcluir
  25. sakura e naruto e naruhina vão tomar .......!

    ResponderExcluir
  26. vim do futuro de 2018 q
    Naruto Shippuden acabou há um ano e:

    NARUTO E HINATA SE CASAM E TEM DOIS FILHOS

    TERÁ UM FILME CHAMADO NARUTO THE LAST Q É A HISTORIA DE COMO NARUTO E HINIATA SE APAIXONAM

    BORUTO E HIMAWARI SÃO SEUS FILHOS, E BORUTO ESTÁ TENDO SEU PROPRIO ANIME HÁ 11 MESES (E PASMEM quase SEM FILERS)

    BORUTO É BEM MAIS OP Q O PAI

    MAS BORUTO NÃO SE DÁ BEM COM O NARUTO POR QUASE NÃO PARA EM CASA POR CAUSA DO TRABALHO DE HOKAGE

    TOBI É O OBITO

    OBITO MORRE

    MADARA MORRE

    NEJI MORRE

    PAI DO SHIKAMARU MORRE

    PAI DA INO MORRE

    AO "MORRE" (AQUELE TIO MÃO DIRETA DA MIZULAGE COM BYAKUGAN IMPLATANDO


    DEPOIS AO APARECE VIVO NO MANGA DE BORUTO E ESTÁ LIGADO Á MISTERIOSA ORGANIZAÇÃO KARA Q É A NOVA "AKATUSKI" EM BORUTO


    THAT S ALL FOLKS

    ResponderExcluir

Discorda, concorda, gostaria de fazer uma pergunta?Deixe seu comentário.