sábado, 14 de maio de 2011

Analise Naruto Capítulo 538

Onde baixar: Naruto Global

Naruto sendo quem ele é: um poço de confiança! Go Naruto!



Vi alguns comentários negativos por aí sobre esse capítulo. Que foi "mais enrolação", "faltou ação", “não teve luta, denovo” e por aí vai... Eu por minha vez discordo completamente de tais opiniões. E digo mais: para mim este capítulo não foi apenas bom, foi o melhor deste ano, e penso isso principalmente por dois motivos:

1- É a primeira vez que vemos o Naruto interagindo com a Kyuubi fora do treinamento na ilha;
2 - Está cada vez mais claro o porquê de Naruto precisar NECESSARIAMENTE salvar Sasuke;

Vou tentar comentar um pouco sobre estes dois pontos, os que mais me chamaram atenção no capítulo:

Kyuubi X Naruto: Uma relação complicada

Como disse acima, esta foi a primeira vez que vimos Naruto e a Kyuubi conversando após o treinamento na ilha. Mais ainda, foi uma das raras vezes em que a Raposa “puxou conversa” com o Jinchuuriki e não pra oferecer poder, mas apenas para provocá-lo, tentar mexer com seus sentimentos. E isso nos diz pelo menos uma coisa: Além de todos os desafios que o Naruto vai enfrentar pela frente, terá ainda que lhe dar com essa batalha interna.

Batalha que ele esta ganhando lindamente até então. Bem no estilo: “Eu já tenho seu poder bichinho assustado agora cala a boca e assiste.” Claro que todos nós fãs do blondinho adoramos ver isso. Mas não nos enganemos: a Kyuubi ainda é uma ameaça e o Kishi trará surpresas quanto a isso. Até quando o Naruto pode realmente segurar seu ódio? E se algo terrível acontecer ao Kakashi ou a Sakura, por exemplo, conseguiria ele manter seu auto-controle?

Senta!

Naruto botando a raposa no seu lugar

Li uma certa análise em algum lugar do qual infelizmente não me lembro, que seja talvez a Kyuubi o maior vilão do mangá Naruto até hoje. Não sei se concordo totalmente, mas é uma boa hipótese. E uma boa aposta para o futuro também. Todos apostam em Madara( ou Madara + Juubi) , Sasuke ou mesmo Kabuto/Orochimaru. Mas e se o last boss for o monstro que reside dentro do Naruto?

Divagações a parte. O que fica claro para nós é que a relação do Naruto com a Raposa dificilmente será em termos amigáveis algum dia (no estilo Bee + Oito Caldas).  E isso é ótimo, afinal não seria nada legal o Naruto por aí recebendo sábios conselhos de um monstro ancião, não faria o estilo dele (que é teimoso e indomável). Além disso, ele precisa ficar esperto por si só e já está ficando (e como!).

No fim, o acesso do Jinchuuriki Naruto ao poder do seu Bijuu não é nada diferente de tudo na vida do nosso herói:  é difícil, instável e depende de muito esforço e força de vontade (ao contrário de um certo portador do Sharingan que conhecemos, ahan!).

Por que, Sasuke, Sasuke, Sasuke?

Porque nessa estória o herói só tem duas opções: ou salva o amigo/irmão, ou morre.  Sendo que a segunda opção não vai acontecer amigos, tenham fé! Sendo assim podemos esperar por uma bela redenção de Sasuke até o fim.

Muita gente já encheu o saco de tanta sasukisse nesse manga/anime (principalmente o público masculino). Precisa nem dizer que a coisa toda soa como homoafetividade irrustida (ou declarada mesmo!). Bem quem pensa assim perdeu o fio da meada da estória. ( Nada contra - viva o casamento gay, com adoção e tudo mais que os demais cidadãos também tem direito - mas não é o caso aqui.)

Cabe aqui uma observação: É claro que existe um enorme público que curte shonen-ai (romance entre garotos) no Japão (e aumentando no mundo) e claro que os produtores sabem disso e jogam com isso. Na maioria das vezes num tom de brincadeira. Mas a intenção é realmente atrair esse público. Para além disso, não há nenhum compromisso na trama com um relacionamento homoafetivo entre os dois protagonistas. Muito pelo contrário, a relação entre Naruto e Sasuke trata-se de uma típica amizade masculina. Os dois são rivais, mas também se admiram. Ambos, como melhores amigos que são, se arriscariam para salvar a vida um do outro, mas também poderiam num acesso de fúria tentar matar um ao outro, como quase fizeram no teto do hospital. (isso tudo, claro, antes de Sasuke escorregar para o caminho da escuridão) .

Então por que a obssessão do Naruto pelo Sasuke?

É porque ele é seu amigo? É . É porque ele o compreende, tem pena dele e sente-se culpado por ele estar sozinho? Também.

Mas a razão principal é uma só, aquela que todas as candidatas a misses do mundo sonham com: A paz mundial!

O motivo pelo qual Naruto quer salvar Sasuke é maior do que o Sasuke, é maior do que o Naruto e é menor, porém imprescindível para o objetivo final do nosso heroi: trazer a paz para o mundo Shinobi encerrando o ciclo de ódio.

A Kyuubi sabe disso. Como a mesma disse, ela sabe de tudo sobre o Naruto, por isso o provoca: “você já conseguiu fazer alguma coisa por ele? (sasuke)” .



Quem escutou com paciência todo o bla bla bla, sobre a história do Eremita dos Seis Caminhos, os dilemas de Jiraya, a conversa de Naruto com seu pai, a conversa com Nagato e finalmente a definição de naruto como o “garoto da professia”. Sabe que Naruto precisa encontrar uma resposta por si só para o dilema que assola o mundo desde que o Shinobis existem: É possível paz num mundo de shinobis?

Bem, a própria Chiyo-ba chan nos deu a pista há muito tempo quando disse: “ Tudo que fizemos (as gerações antigas) até hoje não passaram de erros”. E então, numa das cenas mais emocionantes do anime/mangá depositou sua fé em Naruto antes de morrer. Por que ela percebeu (e muitos outros também) que, ao contrário de tudo e todos, o idiota do Naruto é quem vem acertando no que mais importa.

Os exemplos de sabedoria do portados da Kyuubi são muitos: ele acertou quando derrotou o Neji e mostrou que força de vontade pode mudar o destino; acertou quando estendeu a mão com compaixão para o “psicopata” do Gaara;  acertou quando moveu mundos e fundos para salvar a vida de um “rival”, que hoje lhe considera um grande amigo, selando-se assim a união entre duas nações outrora inimigas (Suna e Konoha). E mais do que tudo até então, acertou ao perdoar o inimigo que tinha matado seu mestre, destruído sua vila e um longo etc, mesmo quando podia matá-lo facilmente. Naruto entendeu por intuição (que aliás é só com o que ele conta) que salvar é sempre mais importante que destruir e mesmo sem querer devolveu a vida de muitos de seus amigos (incluindo Kakashi, graças a Kami!)

Por essas e outras que gênios como Shikamaru, shikaku, Kakashi, etc, preferem confiar na “intuição Narutiana” do que em seus próprios Q.I.s monumentais.

Mas voltando ao que Madara/Tobi nos disse. A desgraça toda começou quando os dois irmãos, filhos do Eremita dos Seis Caminho começaram a brigar pelo poder. Surgindo assim os clãs Senju e Uchiha. Desde então estes clãs, reconhecidos como os mais poderosos, sempre estiveram em guerra. O que Naruto precisa fazer então antes de estabelecer a paz no mundo inteiro? Simples (simples?!?!?!?): estabelecer a paz com seu irmão (Sasuke). Como os filhos do velho Eremita não conseguiram fazer no passado. Confesso que quem clareou essa teoria na minha mente de forma perfeita foi esse texto aqui, leiam que é muito bom, está no Naruto Global e é de uma autora chamada Misa.

Taí para mim a grande importância desse capítulo. Além disso ele é o que trás mais conexões com a grande trama de Naruto desde o último encontro do time 7. Já que a guerra vai de mal a pior... mas isso é assunto para um outro post.

14 comentários:

  1. Muito Massa ! Esclareceu algumas coisinhas ! Muito bom

    ResponderExcluir
  2. Espectacular!!! Muito bem concebido, sim senhor! Continua ai com o teu trabalho que está mt bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Achei irada sua análise! Se você tiver uma, queria saber a sua teoria sobre o corpo do madara. Não sei se voce reparou, mas na luta de sasuke e Danzou, quando ''madara'' tem seu braço infectado pelos besouros. Ele apenas arranca o braço como se não fosse nada importante, e quando cai no chão tem aquela mesma gosma do Zetsu.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Luis Marcelo, o verdadeiro poder do Madara é uma grande incógnita. Só o Kishi sabe o tipo de "bizarisses" das quais o mascarado é capaz. O que mais me intriga sobre o Madara/Tobi é o quanto o poder do sharingan dele parece uma versão mais "avançada" do poder do Kakashi... vou ver se escrevo algo sobre isso. Obrigada por comentar ^^

    ResponderExcluir
  5. Manara, me adicione no msn: admin@narutofox.com.br

    ResponderExcluir
  6. concordo que esse foi um dos melhores capítulos...a forma como o naruto encara a kyubi de frente e sem medo nenhum,isso mostra como ele está crescendo tanto na força como na mente

    ResponderExcluir
  7. o madara usa mascara e não é tão forte porque ele ta fraco de mais ele mesmo ja disse, ele tem o eternal mas não pode pq ficava do lado esquerdo do rosto e creio eu que o primeiro hokage destruiu a face dele para ele não usar mais este poder ai ele fica so com o sharingam normal ,e o madara não pode ser o obito obito ta morto esmagado sem os dois olhos um esmagado o outro o kakashi pegou e concordo que naruto seja o garoto da profecia .oq vc acha do que falei ???

    ResponderExcluir
  8. agora ele colocou o renegan do outro lado ja esta mais forte provavelmente por alguma experience que kabuto fez e ele invocou a estatua para controlar de uma vez a kyuubi e o 8 caudas mas acho que o kabuto não vai permitir provavelmente por querer o sharingan ou o renegan igual o orochimaru queria creio eu que no caichão teria alguém mais forte que madara ou um hokage alguém que seja mais forte que madara para vencelo

    ResponderExcluir
  9. Oi Jose. Eu acho bem difícil especular sobre o Madara/Tobi, mas vou tentar num post que estou preparando mais pra frente. Mas sobre o Obito estar morto com 100% de certeza não dá pra afirmar.Com todos os jutsus médicos que existem por aí...
    O Naruto é o garoto da profecia, não há dúvidas na minha opinião. Obrigada por comentar. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. cara ele foi esmagado é muito dificil de sobreviver impossivel,acho ue kishi não faria isso de tornar um personagem insgnificante tão importante para a historia ,o cerebro dele foi esmagado ele ta caolho ,nem orochimaru nem ninguem ia conseguir fazer isso ,e onde ele conseguiu o sharingam se ele for o obito ele estaria cego por que um foi esmagado e o outro o kakashi pegou onde le teria conseguido um olho tão bom igual o dele e porq que quando o madara se encontro com o kakashi(la quando o naruto tava indo fala com o raikage) ele não disse nada porque se fosse de ele seo obito ele falaria alguma coisa ao ver o seu proprio sharingan

    ResponderExcluir
  11. Sei lá...Se o cérebro dele estivesse mesmo esmagado ele não estaria falando e raciocinando tão claramente. E não acho que ele seja tão insignificante. Afinal ele era discípulo do Minato...

    ResponderExcluir
  12. so esperando pra ver a verdade

    ResponderExcluir
  13. quando vc vai lançar o outro post ?

    ResponderExcluir

Discorda, concorda, gostaria de fazer uma pergunta?Deixe seu comentário.